segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

ProJovem: recorde de inscritos

O ProJovem Trabalhador bate recorde de inscrições para o ciclo que se inicia no novo ano de 2010

Limoeiro do Norte. Porque o dever de casa da aula convencional não é o único exercício de aprendizado, jovens de 15 a 17 anos de vários municípios do Estado participam de aulas e atividades que não valem nota, mas que também geram resultados. As turmas do ProJovem Adolescente encerraram, neste ano, o primeiro ciclo, iniciado em 2008. Programa do Governo Federal com apoio de Estados e municípios, o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Pro Jovem) é, atualmente, o maior projeto permanente de inclusão social. Integra, ainda, as modalidades urbano, campo e trabalho. É ferramenta de inclusão social e preparativa para o mercado de trabalho, envolvendo adultos até 29 anos. Em alguns municípios, as inscrições para as turmas dos próximos dois anos já estão abertas.

Uma das modalidade do programa, o ProJovem Trabalhador, prepara os jovens para o mercado de trabalho e, no Ceará, teve recorde de inscrições neste ano, para o ciclo que se inicia no ano que vem: 13 mil participantes de 90 municípios, superando, proporcionalmente, até mesmo o Estado de São Paulo. Somente em Itapipoca, por exemplo, são mil jovens recém-inscritos.

O Ministério do Trabalho exige que após os seis meses de curso, pelo menos 30% dos jovens sejam inseridos no mercado de trabalho. "Caso isso não ocorra, a prefeitura tem a obrigação de devolver o recurso para o Ministério do Trabalho", pontua André Figueiredo, secretário-executivo o Ministério do Trabalho e Emprego, na visita ao município para abertura do ProJovem. Em basicamente todas as quatro modalidades do programa existe algum direcionamento para a preparação no mercado de trabalho.

13 mil participantes se inscreveram neste ano em 90 municípios do Ceará para a modalidade ProJovem Trabalhador, ciclo que se inicia em 2010. O número é recorde no País.

Mais Informações:
ProJovem -
www.projovem.gov.br

Fonte: Diário do Nordeste!

Nenhum comentário: