domingo, 23 de novembro de 2008

Literatura de Cordel no Projovem Urbano!

Cordel produzido pelos alunos em oficina de Cordel projovem urbano.
Turma B-
Professor Aurélio.
Escola - Edilson Brasil Soares(UV3)
Racismo na minha comunidade.
I
Amigo caro leitor
Vou falar do realismo
O que acontece hoje em dia
Desde época do cristianismo
Que surgiu da mente humana
Com o nome de racismo
II
Seja em casa ou no trabalho
O pobre é discriminado
Inventam tantas maneiras
Falando olha o coitado!
Não sei quando vai acabar
Deixa a gente chateado
III
Certo dia em uma loja
Avistei um objeto
Chamei o vendedor
Ele não era tão correto
Olhava-me de uma maneira
Como se eu fosse um inseto
IV
Caro amigo vendedor
Eu preciso te falar
Que também sou um cliente
Estou querendo comprar
E você não me atendeu
Deixando-me a esperar
V
Só por que eu sou um negro
Tenho que te esperar?
Também tenho dinheiro
E quero aqui gastar
Atenda-me, por favor,
Você não pode me taxar
VI
O pobre é discriminado
Trabalha e não tem vez
Pra enriquecer o patrão
Ganha uma miséria por mês
O rico trabalha por um
E o pobre até por três
VI
O conjunto ceará
Sempre foi discriminado
Como bairro de bandidos
Era sempre rotulado
A luta da juventude
Mostra todo resultado
VIII
Resultados positivos
É mostrado com talentos
A turma do hip hop
Vem fazendo movimento
O MH2O
Gira mais que cata-vento
IX
Juntamente com o PROJOVEM
Digo com sinceridade
Seguiremos nossas trilhas
Vencendo com lealdade
Esse racismo idiota
Conquistando a liberdade
X
Conheço um grande rapaz
Catador de papelão
Vai pra frente e vai pra traz
Com o seu carro de mão
Andando de rua em rua
Sofrendo discriminação
XI
Não somos nem um patrão
E nem da corte real
Somos do PROJOVEM urbano
E não do original
Queremos agradecer
Esse momento cultural
XII
Queremos agradecer
Aqui a todos vocês
Colegas e professores
Por nos dar essa vez
E também agradecer
A direção do UV-3

Nenhum comentário: